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Fé (Mágia Divina)

Podemos Chamar de Mágia Divina ou Fé.
As regras a seguir tratarão de um tipo de mágia diferenciado, fornecido pelas próprias Divindades do Mundo aos seus seguidores mais merecedores. As mesmas regras devem ser aplicadas para "Poderes Elementares" e para "Mágia Vital".

A Fé (Mágia Divina, Poderes Elementares ou Mágia Vita) é representada em jogo pelos "Pontos de Fé" da ficha de personagens. A Fé é a representação da devoção, e do agradecimento que recebe em troca, por alguma Divindade e seus Dógmas e Tributos.

A Fé pode ser utilizada para conseguir qualquer efeito que seria conseguido por meio da Mágia Arcana dentro das regras definidas pela Divindade a qual a personagem é devota.

Outra diferença da Fé para a Mágia Arcana é que não há a necessidade de utilização de um ritual ou elementos materiais, fetiches, focos, e demais para a sua realização, basta que a personagem Reze durante um determinado periodo pedindo que o efeito seja realizado e o mesmo acontecerá.

No caso das Divindades Clássicas (Dawy, Any, Johy, Wamdyhl, Yam, Tyhza, Mahy, Lwzymah, Wabyo, Pathyz, Klydh e Cahloz) seus seguidores podem executar efeitos semelhantes as Mágias Arcanas dos Caminhos Principais e Fornecidos por sua Divindade, enquanto no caso dos "Espiritos Elementares" personagem pode realizar apenas efeitos semelhantes as Mágias Arcanas referentes ao elemento de seu "Pai Elemental", já para os seguidores dos "Pilares da Vida" podem executar efeitos semelhantes a Mágias Arcanas do caminho de seu "objetivo principal".

Outras regras especiais para a Mágia Divina são apresentadas na descriação de sua Divindade, Pai Elementar ou Objetivo Principal.

Para realizar a seu efeito de Fé (Mágia Divina) primeiro deve ser definido o efeito e caminhos que serão utilizasos no mesmo como se fosse uma Mágia Arcana de acordo com a tabela para construção de rituais, sendo o Focu no máximo do efeito igual ao número atual de Pontos de Fé da persogem e caso sejam utilizados mais de um Caminho o Focus máximo será reduzido em 1. Depois de definido o Focu da Mágia é definido o tempo de execução que será definido pelo Focu do efeito, ou seja, o tempo de execução é ígual a 1 turno por Focu.

Não importando o Focu do Efeito deve ser gasto apenas 1 Ponto de Fé, sendo gasto o ponto é iniciada a Execução, a personagem não deve ser incomodada durante esse periodo, caso alguem a ataque ou tire sua concentração de qualquer outra forma o jogador deve realizar um teste de WILL Difícil, caso passe a personagem continua concentrada, caso contrário perde a concentração e perde o Ponto de Fé gasto e não executará o Efeito a menos que inicie novamente todo o processo. Após no fim do último turno de execução do efeito o Jogador deve realizar um teste de WILL Normal e caso seja bem sucedido o efeito será realizado, caso contrário o efeito não será realizado e a personagem perde os Pontos de Fé gastos na Mágia.

Regra de Interpretação: Em cada turno de execução do efeito o Jogador deve representar partes da preçe que está sendo realizada para a execução do efeito.


Caso o jogador deseje executar o efeito no final do mesmo turno em que foi iniciado ele deve gastar 1 Ponto de Fé extra para sua realização. Caso o jogador queira executar o efeito no exato momento de sua ação (definida pela iniciativa) ele deve gastar 2 Pontos de Fé extras. Sendo esses pontos perdidos caso o teste de WILL não seja bem sucedido.
Recuperando a Fé
Para cada ponto de Fé gasto a personagem deve passar meia hora orando sem ser interrompida. Após o periodo de oração um teste de WILL somado a Fé atual da personagem deve ser realizado para que os pontos retornem.

Por exemplo, A personagem de Igor, que seria o terceiro a realizar a ação pela ordem de iniciativa, vai lançar uma bola de lava (Fogo e Terra), por ser um seguidor de Wamdyhl ele pode realizar este efeito, ele possui no momento 9 Pontos de Fé, então fica definido que seu efeito poderá ser com Focu Máximo 7 (Pontos de Mágia subtraído de cada caminho acima de um utilizado no efeito), então ele gasta 2 Pontos de Fé (1 para a realização do efeito e 1 para que o efeito aconteça no término deste Turno, senão ele teria que esperar 3 Turnos). Porém antes do turno acabar sua personagem é atingida por uma pedra e ele precisa realizar um teste de WILL Difícil (sua WILL é 20, então ele testa 40%) ele tira 23 no dado e por isso sua personagem continua concentrada e ele não perde os pontos de Fé Gastos. A final do turno, Igor interpretando ora "Ó Poderoso Wamdyhl devaste meus inimigos por tua glória" e faz um novo teste de WILL Normal (sua WILL é 20 então ele testa 80%) e ele tira 37, assim a bola de lava surge em suas mãos e é lançada contra um único inimigo. Seguindo a tabela de efeitos de Mágia Arcana ele gatou 5 pontos de Focu para acetar 1 pessoa e 2 para causar 2d6 de Dano produzindo um efeito de Focus 6.

Depois disso a personagem de Igor deverá ficar 1hora (2 Pontos de Fé) orando, ao término desse periodo Igor deverá fazer um teste de WILL Normal somado a sua Fé Atual (WILL 20 + 6 Ponto de Fé atual, então ele testa 104%) caso seja bem sucedido no teste ele recupera seus 2 pontos de Fé, neste caso ele só seria mal sucedido em uma falha crítica, tirando 95 ou mais nos dados.

Aprimoramento Pontos de Fé
  • 1 ponto: 1 ponto + 1 ponto a cada 2 níveis;
  • 2 pontos: 2 pontos + 1 ponto a cada 2 níveis;
  • 3 pontos: 3 pontos + 1 ponto por nível;
  • 4 pontos: 5 pontos + 1 ponto por nível.

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