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Armas

Aqui colocarei uma lista das armas e seus custos, dados de combate, etc. Esses equipamentos são todos mundanos, sem poderes mágicos, iténs mágicos serão discutidos mais tarde.

Lista de Armas


Arma Custo Dano Alcance* Peso
Manopla 2 PO - - 1Kg
Adaga 2 PO 1d4 3m (1 quadrado) 0,5Kg
Adaga de Soco 2 PO 1d4 - 1Kg
Manopla com Cravos 5 PO 1d4 - 1Kg
Foice Curta 6 PO 1d4 - 1,5Kg
Maça Leve 5 PO 1d6 - 3Kg
Clava - 1d6 3m (1 quadrado) 1,5Kg
Maça Pesada 12PO 1d8 - 6Kg
Maça Estrelada 8PO 1d8 - 4Kg
Meia-Lança 1PO 1d6 6m (2 quadrados) 1,5Kg
Bordão - 1d6 - 2Kg
Lança Curta 2PO 1d8 6m (2 quadrados) 2,5Kg
Besta Leve 35PO - 24m (8 quadrados) 3Kg
Virotes de Besta Leve (10 unidades)
1PO 1d8 - 0,5Kg
Dardo 5PP 1d4 6m (2 quadrados) 250g
Funda - 1d4 15m (5 quadrados) -
Azagaia 1PO 1d6 9m (3 quadrados) 1Kg
Besta Pesada 50PO - 36m (12 quadrados) 4,5Kg
Virotes de Besta (10 unidades)
1PO 1d10 - 0,5Kg
Bastão 1PO 1d6 - 1,5Kg
Espada Curta 10PO 1d6 - 1,5Kg
Lança Montada Leve 6PO 1d6 - 2,5Kg
Machadinha 6PO 1d6 3m (1 quadrado) 2,5Kg
Machado de Arremesso 8PO 1d6 6m (2 quadrados) 2Kg
Martelo Leve 1PO 1d4 6m (2 quadrados) 1Kg
Picareta Leve 4PO 1d4 3m (1 quadrado) 2Kg
Cimitarra 15PO 1d6 - 2Kg
Espada Longa 15PO 1d8 - 2Kg
Lança Montada Pesada 10PO 1d8 - 5Kg
Machado de Guerra 10PO 1d8 - 3,5Kg
Mangual Leve 8PO 1d8 - 2,5Kg
Martelo de Combate 12PO 1d8 - 4Kg
Picareta Pesada 8PO 1d6 - 3Kg
Sabre 20PO 1d6 - 1,5Kg
Tridente 15PO 1d8 3m (1 quadrado) 2,5Kg
Alabarda 10PO 1d10 - 7,5Kg
Clava Grande 5PO 1d10 - 5Kg
Espada Larga 50PO 2d6 - 7,5Kg
Falcione 75PO 2d4 - 8Kg
Foice Longa 18PO 2d4 - 6Kg
Guisarme 9PO 2d4 - 7,5Kg
Kleive 8PO 1d10 - 7,5Kg
Lança Longa 5PO 1d8 - 4,5Kg
Machado Grande 20PO 1d12 - 10Kg
Mangual Pesado 15PO 1d10 - 10Kg
Ranseur 10PO 2d4 - 7,5Kg
Arco Curto 30PO - 18m (6 quadrados) 1Kg
Flechas para Arcos Curtos (20 unidades)
1PO 1d6 - 1,5Kg
Arco Curto Composto 75PO - 21m (7 quadrados) 1Kg
Arco Longo 75PO - 30m (10 quadrados) 1,5Kg
Flechas para Arcos Longos
1PO 1d8 - 1,5Kg
Arco Longo Composto 100PO - 33m (11 quadrados) 1,5Kg
Espada Bastarda 35PO 1d8/1d10(2 Mãos) - 5Kg
Martelo com Ganjo 20PO 1d8(Ganjo)/1d6 - 3Kg
Corrente com Cravos 25PO 2d4 - 7,5Kg
Besta de Mão 100PO - 9m (3 quadrados) 1,5Kg
Virotes de Besta de Mão (10 unidades)
1PO 1d4 - 0,5Kg
Besta de Repetição (5 Virotes) 250PO - 24m (8 quadrados) 8Kg
Virotes de Besta de Repetição (5 unidades)
1PO 1d8 - 0,5Kg
Chicote 1PO 1d2 - 1Kg
Rede 20PO - - 5Kg
Aprisionador 50PO - - 4Kg
Cutelo 25PO 1d6 - 1,4Kg
Espada de Treinamento 30PO 1d4 - 1,2Kg
Rapier 150PO 1d6+1 - 1,2Kg
Espada de Duas Mãos 400PO 2d6 - 7Kg
Montante 800PO 2d6+2 - 10Kg
Balestra 600PO - 150m (50 quadrados) 2,5Kg
Projetil de Balestra (10 unidades)
1PO 1d3+1 - 0,5Kg
Bumerangue 60PO 1d6+2 80m (26 quadrados) 1Kg
Soco Inglês 10PO +2 - 0,5Kg
Luva de Combate 25PO +3 - 1Kg
Mão de Veterano 30PO +4 - 1Kg
Cajado-funda 15PO 1d3 60m (20 quadrados) com a Funda 3Kg
Zarabatana 22PO - 30m (10 quadrados) 300g
Dardos para Zarabatana (50 unidades)
10PO 1 - 1Kg
Boleadeira 10PO 1d3+1 18 (6 quadrados) 0,5Kg
* O Alcance define a distancia entre o Portador da Arma e seu Alvo, ou seja o alcance de 2 quadrados indica que a Arma pode acertar (ser jogada, atirar) qualquer alvo que esteja a um espaço de 2 quadrados do Portador, sem contar o quadrado do Portador e do Alvo.

* Arremessar uma arma que não possua alcance é possível com um teste de Arremesso Dicifil, o Alcance Será 3m (1 quadrado), ou com um tesde de DEX Atributo para um arremesso de até 9m (3 quadrados)


Obs.: Armas de combate corpo-a-corpo recebem o bonus de FOR, enquanto armas de combate a Distância não recebem este Bonus.


Materiais Especiais para Armas


Diversos materiais podem ser urilizados para a confecção de armas, porém alguns são mais nobres, raros e podem criar efeitos interessantes sem a necessidade do uso de Mágia. Segue a lista desses materiais:

Material Descrição Peso Custo
Platinum Esse metal muito valioso também pode ser utilizado para a confecção de armas, sua vantagem é o Peso da Arma. x0.5 x3
Prata Armas de prata podem ser muito úteis contra mortos-vivos ou espiritos. x1.5 Peso em Gramas X 1PO
Jade Apesar de parecer estranho ou muito antiquado desenvolver armamento em pedras, o Jade na realizade é uma pedra preciosa sobre a qual alguns poucos armeiros conseguiram desenvolver uma técnica apurada de lapidação que permite que fique tão resistente quanto outros materiais. A desvantagem é seu peso. Ainda assim uma arma de Jade pode ser de grande valia contra seres sobrenaturais ou de outros planos. x3 Peso em Gramas X 10PO
Amalgama Espiritual Esse foi o nome dado a uma liga de Prata, Jade e Platinum criada por alguns armeiros, além da vantagem do peso, uma arma construída com Amalgama Espiritual pode ser útil contra praticamente qualquer tipo de inimigo seja místico ou não. x1 Peso em Gramas X 100PO

Armas Personalizadas

Armas personalizadas são armas feitas por encomeda aos ferreiros, desenvolvidas espacialmente para determinada pessoa, com opções especiais que não encotráriamos nas armas normalmente disponíveis no mercado. Abaixo descreverei as personalizaçõe mais comuns e seus custos.

Personalização Descrição Peso Custo
Arma Pessoal e Intransferível: Esta arma possui um sistema muito sensível de segurança em sua empunhadura, que quando empunhada caso o mesmo não seja desativado (coisa que apenas seu proprietário sabe fazer) liberará laminas ou espinhos na mão de quem a segura causando 1d6+1 pontos de dano, sem direito a IP, a arma será imediatamente solta e um teste de CON deve ser realizado para que a mão não seja amputada. +0,5Kg +300PO
Corrente de Segurança: Esta arma possui uma corrente de segurança proxima a sua impunhadura impedindo seu utilizador de derruba-la ou arremessa-la sem intenção. - +10PO
Garras de Quebra (apenas para armas de combate corpo a corpo): Esta arma possui garras ao témino de sua impunhadura a serem utilizadas como mecanismo de defesa, a própria arma pode ser utilizada como escudo, e caso o atacante tenha uma falha crítica (95 ou mais no dado) seu portador pode realizar um teste de FOR (Díficil) para tentar quebar a arma do atacante torcendo-a por entre as garras. +1Kg +150PO
Adaga Oculta: Normalmente dentro da impunhadura da arma é escondida uma lâmina que pode ser retirada quando for necessária essa lámina causa 1d4 de Dano e deve ser manipulada como uma Adaga. +0,5Kg +20PO
Lâmina Voadora: Um mecanismo normalmente colocado por dentro da impunhadura da arma, permite que seu utilizador dispare um dardo com 1d4 de dano, essa habilidade deve ser testada como o uso de uma Besta. +0,5Kg +200PO
Arma Dupla (apenas para armas de combate corpo-a-corpo): Aparentemente esta é uma arma normal, porém pode ser dividida em duas armas semelhantes caso seja necessário. Cada uma das armas causará a metade dos dados de dano da arma original +2. +1Kg x3
Lâmina Dupla (apenas para armas de combate corpo-a-corpo): Essa arma possui lâminas (cabeças, bolas, seja lá o que use para causar dano) em suas duas extremidades, além disso possue uma grande modificação extrutural em seu corpo. Isso permite que a personagem cause dois Danos (separados) em um mesmo ataque, após algum tempo de treino, desferindo um golpe giratório. Para aplicar o golpe giratório deve ser declarado antes da jogada de Ataque que deverá ser Difícil. x1.5 x20

Armas Excelentes ou Extraordinárias

Algumas vezes um armeiro é tão competente que ele consegue produzir peças que vão além do esperado, essas peças, ou armas, são tão bem feitas e equilibradas que tem uma maior eficácia em combate, veja a tabela de benefícios e seus custos:
  • +4% na jogada de Ataque Normal - Custo da Arma X 2;
  • +8% na jogada de Ataque Normal - Custo da Arma X 4;
  • +12% na jogada de Ataque Normal - Custo da Arma X 5;
  • +1 de Dano - Custo da Arma X 2;
  • +2 de Dano - Custo da Arma X 3;
  • +3 de Dano - Custo da Arma X 4;
Obs.: Custos definidos como xN (por exemplo x3) são iguais ao custo original da arma multiplicado por N, o mesmo vale para o peso.


Criando uma Arma Única


Como podem ver é totalmente possível combinando Arma, Material, Perssonalização e Benefícios de Armas Excelentes qualquer jogador pode criar uma arma mundana muito poderoza bastando apenas ter recursos para tanto.

Por exemplo, Renata deseja uma arma útil contra qualquer ínimígo, mas também com algum charme e elegancia, para sua personagem, então ela decide pela seguinte combinação:
  • Arma: Rapier - Custo: 150PO - Dano: 1d6+1 - Peso: 1,2Kg;
  • Material: Amalgama Espiritual - Peso: 1,2Kg x1 = 1,2Kg - Custo: Peso em Gramas (1200) X 100PO = 120.000PO;
  • Personalização: Arma Pessoal e Intransferível - Peso: 1,2Kg + 0,5Kg = 1,7Kg - Custo: 120.000PO + 300PO = 120.300PO;
  • Personalização: Corrente de Segurança - Peso: 1,7Kg - Custo: 120.300PO + 10PO = 120.320PO;
  • Personalização: Adaga Oculta - Peso: 1,7Kg+0,5Kg = 2,2Kg - Custo: 120.320PO+20PO = 120.340PO;
  • Personalização: Lâmina Voadora - Peso: 2,2Kg + 0,5Kg = 2,7Kg - Custo: 120.340PO + 200PO = 120.540PO;
  • Benefício: +4% na jogada de Ataque Normal - Custo: 120.540PO X 2 = 241.080PO.
Então Renata comprou para sua personagem por 241.080PO uma Rapier com Dano 1d6+1bônus de 4% nas jogadas de Ataque Normal, com uma Adaga Oculta com Dano de 1d4 e uma Lâmina Voadora com Dano de 1d4 para ataques a distância de emergência, além de uma Corrente de Segurança para não perder a arma durante o combate e um sistema de laminhas que torna sua Arma Pessoal e Intransferível, ferindo com dano de 1d6+1 ou até amputando quem tentar usá-la e ainda todas essas peças são feitas em Amalgama Espiritual capaz de ferir praticamente qualquer tipo de criatura, sua nova arma pesa 2,7Kg.

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