Aprimoramento Poderes Mágicos
Serão utilizados apenas os Caminhos, as Formas de mágia devem ser ignoradas, neste caso o aprimoramento Poderes Mágicos vai fornecer a seguinte pontuação para a personagem:
- 1 ponto: 1 Ponto de Focus e 1 Ponto de Magia;
- 2 pontos: 2 Pontos de Focus e 2 Pontos de Magia;
- 3 pontos: 4 Pontos de Focus e 3 Pontos de Magia.
Outra Regra especial é que os Paladinos devem respeitar os caminhos aceitos por sua Divindade, assim como qualquer restrição que a mesma coloque em relação ao uso de Magia.
Respeitar os caminhos aceitos pela sua Divindade significa que o Paladino, caso possua Magia Arcana, deve ter como caminho principal o indicado pela sua Divindade e não deve possuir caminhos proíbidos por sua Divindade, os "Caminhos Fornecidos" pela Divindade não entrão influem na Magia Arcana da Personagem.
Realizando Mágias
Não poderão ser realizadas mágias expontaneas, ou seja, a personagem poderá realizar efeitos apenas para os quais possua o ritual e, caso necessário, os materiais corretos para execução do mesmo.
Para a realização de um ritual, além de possuir o mesmo, a personagem deverá possuir uma porcentagem no igual ou superior a 5 vezes o Focu do Ritual na Perícia Rituais, por exemplo, uma personagem para realizar o Ritual Cimitarras (Terra 3) deve possuir uma capa, manto ou sobretudo e ainda uma porcentagem de 15% ou mais na perícia Rituais, neste caso ela pode realizar um teste de Rituais e caso seja bem sucedida o ritual será realizado, caso contrário ela não conseguira realizar o Ritual mas ainda assim gastará o ponto de Mágia como se tivesse realizado o mesmo.
Aprendendo Novos Rituais
Para aprender um novo Ritual a personagem deverá fazer uso da Perícia Mágia, que deve ter uma porcentagem igual ou superior a 10 vezes o Focu do Ritual pretendido e, além disso, a personagem deve estar com todos os seus Pontos de Mágia durante o processo. Para cada nível de Foco do Ritual serão necessários 1d100 dias de aprendizado. Ou seja, para uma Personagem aprender o Ritual Cheiros (Ar/Animais 2) a personagem deve possuir um nível igual ou superior a 20% na perícia Magia, em caso positivo o jogador pode rolar 2d100, supondo que a soma dos dois resultados seja 47, sua personagem deverá ficar 47 dias estudando o Ritual (sem poder realizar ações complexas como combates, realizar outras mágias, etc) ao término deste periodo o jogador poderá testar a Perícia Magia e caso seja bem sucedido sua personagem terá aprendido o novo Ritual porém terá gasto todos os seus Pontos de Mágia para isso, caso contrário o processo deve ser iniciado novamente assim que a personagem recuperar todos os seus Pontos de Mágia.
Identificando Efeitos Mágicos
Para saber que Ritual uma personagem está utilizando a outra personagem deve possuir o mesmo Ritual, porém para descobrir de quais caminhos de Mágia determinado efeito Mágico vem a personagem pode fazer um teste da Perícia Oculto.
Criando Rituais Próprios
Primeiro confira na lista de Rituais Existentes se não há um Ritual ou uma Combinação de Rituais que já faça o efeito desejado, durante o jogo sua personagem pode fazer um teste de Rituais para lembrar-se da existência desses Rituais, se já existir esse efeito então procure aprender esse ou esses Rituais e não criar um novo que faça a mesma coisa.
Caso não exista mesmo o Ritual ou uma Combinação de Rituais para o efeito desejado então a personagem pode tentar criar seu próprio Ritual.
Para criar um Ritual a personagem deve possuiro total de seus Pontos de Magia, durante todo o processo.
O primeiro passo para a criação do Ritual é descrever detalhadamente, por escrito, o que se deseja que o Ritual Realize e então definir seus Caminhos, a personagem deve possuir todos os caminhos utilizados no Ritual. Então a personagem deve realizar um teste da Perícia Mágia para definir quais serão os componentes necessários para a criação do efeito desejado, esse teste deve ser realizado em segredo pelo Narrador, pois em caso de uma falha crítica (95 ou mais no dado) a personagem acreditará que conseguiu definir os componentes, porém ao término de todo o processo de criação do Ritual o mesmo não funcionará, já em caso de uma falha simples a personagem pode tentar novamente um teste da perícia Mágia, mas dessa vez Difícil. Caso falhe nos dois testes a personagem não será capaz de criar o Ritual.
Definidos os componentes utilizados no ritual a personagem deve conseguir uma grande quantidade dos mesmos para todos os testes que realizará durante a sua confecção.
O próximo passo é definir o Nível de Focus do Ritual, o mesmo deve ser até um nível abaixo do Focus possuído pela personagem nos caminhos envolvidos, lembrando que neste caso vale o Focus do caminho mais baixo. Para determinar o Nível de Focus do Ritual leve em consideração o Focus da personagem nos caminhos envolvidos como limite e some os pontos abaixo de acordo com o efeito desejado:
Focus | Atributo | Alcance | Dano | Aumento de Dano | Proteção | Peso | Velocidade | Raio | Pessoas Afetadas | Transformação |
1 | 1d6 | 10m | 1d6 | +1 | IP 1 | 25kg | - | - | - | - |
2 | 2d6 | 25m | 2d6 | +2 | IP 2 | 50kg | 5m/s (1exagono/turno) | - | 1 membro | - |
3 | 3d6 | 50m | 3d6 | +1d6 | IP 3 | 100kg | 10m/s (3 exagonos/turno) | 1m | O mago | 1 membro |
4 | 4d6 | 100m | 4d6 | +2d6 | IP 4 | 200kg | 20m/s (6 exagonos/turno) | 2m | 1 | O mago |
5 | 5d6 | 200m | 5d6 | +3d6 | IP 5 | 400kg | 40m/s (13 exagonos/turno) | 4m (1 exagono) | 2 | 1 |
6 | 6d6 | 400m | 6d6 | +3d6 | IP 6 | 800kg | 80m/s (26 exagonos/turno) | 8m (2 exagonos) | 4 | 2 |
7 | 7d6 | 800m | 6d6 | +3d6 | IP 7 | 1600kg | 160m/s (53 exagonos/turno) | 16m (5 exagonos) | 8 | 4 |
8 | 8d6 | 1600m | 6d6 | +3d6 | IP 8 | 3200kg | 320m/s (106 exagonos/turno) | 32m (10 exagonos) | 16 | 8 |
9 | 9d6 | 3200m | 6d6 | +3d6 | IP 9 | 6400kg | 640m/s (213 exagonos/turno) | 64m (21 exagonos) | 32 | 16 |
10 | 10d6 | 6400m | 6d6 | +3d6 | IP 10 | 12800kg | 1280m/s (426 exagonos/turno) | 128m (42 exagonos) | 64 | 32 |
Para definir o tempo que o Ritual demorará para ser realizado em minutos jogue 1d10 para cada Nível de Foco do Ritual, ou some 1 ao nível de Focu do Ritual para que o mesmo seja instantaneo, realizado em apenas 1 turno.
Por exemplo um jogador deseja criar um Ritual de Barreira de Gelo que Proteja e ao mesmo tempo dê dano em quem se aproximar, a personagem desse jogador possui os caminhos Ar 4 e Água 5, então o Nível máximo de Focu para seu ritual seria 4, então ele divide esses 4 pontos assim: 1 para 1d6 de Dano em quem tocar a Barreira e 2 para a barreira ter 2d6 dados de vida e o mestre considera que a barreira irá cobrir apenas a fente da personagem que fizer o Ritual. Até agora teriamos, por exemplo, o Ritual "Escudo Gelado (Ar/Água 3)", então o jogador joga 3d10 para definir o tempo que o Ritual demoraria para ser executado e conseque uma somatória de 15, ou seja 15 minutos ou 2 rodadas, então o jogador resolve somar mais um ponto ao Nível do Ritual para que o mesmo seja executado em apenas 1 turno, ficando assim com o Ritual "Escudo Gelado (Ar/Água 4)".
O tempo para desenvolvimento do Ritual varia de acordo com o seu Nível de Focus e quantidade de caminhos envolvidos, o total de dias para desenvolver o Ritual é definido pela seguinte espressão: 1d100 x Focus x Número de Caminhos.
No caso do Ritual "Escudo Gelado (Ar/Água 3)" o jogador jodou 1d100 e teve um 30, então 30 x 4 x 2 = 240, ou seja a personagem deverá ficar 240 dias desenvolvendo o Ritual, durante esses 240 dias a personagem não deve realizar outras ações complexas como Mágias, Combates, etc.
Ao término do tempo requerido para o desenvolvimento do Ritual o jogador deve fazer um teste da perícia Mágia com dificuldade de 10% para cada Nível de Foco do Ritual. Independente do resultado a personagem terá gasto todos os seus pontos de Mágia para a tentativa. Em caso de sucesso o Ritual foi criado e pode ser utilizado normalmente por qualquer personagem que o aprenda, em caso de falha o Ritual não é criado mas a personagem pode recomeçar o processo assim que todos os seus pontos de Mágia retornarem, em caso de falha crítica (95% ou mais) a personagem não consegue desenvolver o ritual e não poderá mais tentar fazê-lo.
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