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Itens Mágicos

Aqui discutiremos um pouco sobre Itens Mágicos, como funcionam, como construí-los e outras informações.

Tipos de Itens Mágicos


Existem inumeros tipos de Itens Mágicos no que diz respeito ao seu formato, uma espada, um anél, um pena, uma poção, um galho de arvore, uma varinha, qualquer objeto pode ser encantado para realizar efeitos Mágicos, porém quanto ao tipo de Mágia, existem apenas duas possibilidades, Itens Mágicos Arcanos ou Itens Mágicos Divinos.

Essa distinção influenciará primeiro em quem pode utilizar os Itens e também em como serão utilizados.

Itens Mágicos Arcanos

São os mais comuns e, em geral os mais fáceis de serem usados, são criados atravéz da Mágia Arcana e o efeito produzido pelo mesmo também é de origem Arcana.

Neste caso, para a grande maioria dos Itens Arcanos, qualquer pessoa pode utilizá-lo, normalmente apenas tocando, vestindo ou utilizando o objeto como se o mesmo fosse um abjeto comum, bastanto isso para que seu Efeito Arcano seja ativado ou tenha inicio. Isso acontece por exemplo com os Aneis de Aumento de Atributo, encantados pelo Caminho Arcano Humanos, basta coloca-los em um dos dedos e pronto os atributos da personagem serão ampliados.

Porém alguns Itens Arcanos não são de efeito continuo, por tanto devem ser ativados, ativar o efeito de um Item Arcano sempre custará 1 Ponto de Mágia ao seu utilizador, isso significa que apenas personagens com Poderes Mágicos podem utilizá-los. Esses Itens são normalmente conhecidos como Itens de Carga, pois carregam algum efeito mágico em si que necessida de um Gatilho Mágico para ser ativado, como por exemplo uma Varinha de Bola de Fogo, esse ritual comumente custaria de 2 a 3 Pontos de Mágia para ser realizado, enquanto para disparar o mesmo Efeito com uma Varinha Mágica que o carregue a personagem gastaria apenas 1 Ponto de Mágia.

Itens Mágicos Dívinos (A mesma regra para Itens Elementares ou Itens Vitais)

Esses Itens normalmente são produzidos por um seguidor muito poderoso de uma Divindade (Pai Elemental ou Pilar Vital) ou pela própria Divindade. Apesar de poderem possuir o mesmo formato ou efeito de um Item Arcano ele só pode ser utilizado por aqueles que possuam Fé, independente de ser um Item de efeito continuo ou não.

Normalmente esses Itens trazem inscrito em seus corpos alguma Marca que identifique a qual Divindade é referente, havendo algumas exceções.

A primeira principal característica é que algúns Itens Divinos podem ser utilizados apenas por seguidores de uma Divindade Específica, especialmente quando esse Item é criado pela Própria Divindade.

No caso de Itens de uso continuo como por exemplo uma Colar da Força da Justiça, criado por Dawy, ao ser colocado no pescoço de qualquer personagem Devota de Dawy que possua Pontos de Fé fará efeito aumentando sua FOR, e a mesma não necessita gastar nada para isso. Enquanto se o mesmo colar for vestido por uma pessoa nomal (uma personagem sem o Aprimoramento Fé) não surtirá nenhum efeito, e a mesma coisa acontecerá se for vestido por uma personagem que possua Fé mas seja devota de outra Divindade qualquer. Ainda neste último caso, a Divindade da qual a personagem é devota pode se zangar e Punir a personagem por tentar usufruir dos poderes de outra Divindade.

Também existem Itens Divinos que necessitam de ativação, ou seja, não importa qual seja o efeito de Fé que o mesmo execute será necessário o gasto de 1 Ponto de Fé para a ativação deste. Por exemplo "O Cajado da Cura Milagrosa de Yam" pode ser utilizado para recuperar a vida de qualquer um contanto que seu portador gaste 1 Ponto de Fé, neste caso o Cajado foi criado para funcionar nas mãos de qualquer um com Fé, ou seja, o mesmo Cajado na mão de uma personagem Mundana serveria apenas como apoio.

Constuindo um Item Mágico


Primeiro defina se este Item será Arcano ou Divino, apesar do processo de construção ser semelhante, como vimos anteriormente esta informação será valiosa durante o jogo e também para a difinição do custo do Item.
Em seguida defina o formato do Item escolhendo qualquer Item Mundado da lista de equipamentos. Além do formato isso decidirá o custo inicial de seu Item mágico que será 10 X Valor do Item Mundado. Caso não encontre o Item desejado no equipamento use o custo de um Item semelhante, por exemplo, o custo de um Bastão para uma Varinha, o custo de um Sinete para um Anél e assim por diante. Lembre-se neste ponto que o objeto pode ser de qualquer Material e possuir quaisquer adicionais (como personalizações, benefícios e afins).

Definido o Custo Básico do Itém podemos definir o efeito que o mesmo produzirá, para isso escreva, preferencialmente em apenas uma frase este efeito. Com o Efeito definido podemos saber quais Caminhos e quanto de Focus o Efeito do Item possuirá.

Aqui observe quantos Caminhos são necessários para o Efeito e para cada Caminho some 1.000PO ao Custo Básico do Item.

Depois veja a Tabela abaixo para definir os dados do Efeito e adicione os custos relacionados aos mesmos ao Custo calculado até o momento:

FocusAtributoAlcanceDanoAumento de DanoProteçãoPesoVelocidadeRaioPessoas AfetadasTransformação Custo Arcano Custo Dívino
11d610m1d6+1IP 125kg---- +1.000PO +1.500PO
22d625m2d6+2IP 250kg5m/s (1exagono/turno)-1 membro- +2.000PO +3.000PO
33d650m3d6+1d6IP 3100kg10m/s (3 exagonos/turno)1mO mago1 membro +4.000PO +6.000PO
44d6100m4d6+2d6IP 4200kg20m/s (6 exagonos/turno)2m1O mago +8.000PO +12.000PO
55d6200m5d6+3d6IP 5400kg40m/s (13 exagonos/turno)4m (1 exagono)21 +16.000PO +24.000PO
66d6400m6d6+3d6IP 6800kg80m/s (26 exagonos/turno)8m (2 exagonos)42 +24.000PO +36.000PO
77d6800m6d6+3d6IP 71600kg160m/s (53 exagonos/turno)16m (5 exagonos)84 +40.000PO +60.000PO
88d61600m6d6+3d6IP 83200kg320m/s (106 exagonos/turno)32m (10 exagonos)168 +64.000PO +96.000PO
99d63200m6d6+3d6IP 96400kg640m/s (213 exagonos/turno)64m (21 exagonos)3216 +104.000PO +156.000PO
1010d66400m6d6+3d6IP 1012800kg1280m/s (426 exagonos/turno)128m (42 exagonos)6432 +170.000PO +260.000PO

Além dos Caminhos e Dados do Efeito é necessário definir outras características do Item, para cada uma dessas caracteristicas adicione seu Custo ao Custo calculado até aqui, veja as características abaixo:
  • Item de Uso Exclusivo: No caso de um Item Arcano ele só poderá ser utilizado por uma personagem que possua ao menos 1 ponto de Focus nos Caminnhos utilizados pelo efeito do Item, enquanto no caso de um Item Dívino ele só poderá ser utilizado por uma personagem devota da Divindade (Pai Elementar ou Pilar Vital) que o criou. Adicione +1.000PO ao Custo.
  • Item de Uso Contínuo: Essa Característica pode ser adicionada apenas a Itens que façam efeito apenas em seu portador, neste caso o portador não necessida utilizar Pontos de Mágia o Fé para que o Efeito aconteça, ele estará sempre ativo a menos que a descrição do Item diga o contrário. Adicione +2.000PO ao Custo.
Veja dois exemplos de criação de Itens Mágicos Abaixo:

Regina deseja que sua personagem possua um "Arco Capaz que Atire Flechas Flamejantes com pelo menos o Dobro de Dano de uma Flecha Comum que possa ser utilizado apenas por personagens com Poderes Mágicos". Então ela começa a montar seu Item Mágico:
  • Item: Arco Longo Composto - Custo Base: 10 X 100PO = 1.000PO;
  • Efeito: Criar Flecha Flamejante (Fogo/Vegetais) - Custo: 1.000PO +1.000PO (Fogo) +1.000PO (Vegetais) = 3.000PO;
    • Focu 1 Vegetais: Criar a Flecha - Dano: 1d6 - Custo: 3.000PO +1.000PO = 4.000PO;
    • Focu 2 Fogo: Ponta Flamejante - Dano: 2d6 - Custo: 4.000PO +2.000PO = 6.000PO;
  • Característica: Item de Uso Exclusivo - Custo: 6.000PO +1.000PO = 7.000PO;
Assim Regina conseguiu pelo custo de 7.000PO um "Arco Longo de Flechas Flamejantes (Fogo/Vegetais 7), Alcance 33m (11 quadrados), Peso: 1,5Kg, Dano: 1d6+2d6 por Fogo, que cria suas próprias flechas, porem ela deve gastar 1 Ponto de Mágia para cada Flecha criada".
A personagem de Marco é um seguidor de Any, A Senhora das Ilusões, e Marco decide que gostaria de uma "Espada, presenteada pela própria Any, que lhe permitisse ficar invisível durante os combates" então Marco começa a Montar sua Espada:
  • Item: Espada Bastarda - Dano: 1d8/1d10 (2 Mãos) - Peso: 5Kg - Custo: 35PO;
    • Material: Amalgama Espiritual - Peso: 5Kg x1 = 5Kg - Custo: 5000g x100PO = 500.000PO;
    • Personalização: Arma Pessoal e Intransferível - Peso: 5Kg +0,5Kg = 5,5Kg - Custo: 500.000PO +300PO = 500.335PO;
    • Personalização: Corrente de Segurança - Custo: 500.335PO +10PO = 500.345PO;
    • Personalização: Garras de Quebra - Peso: 5,5Kg +1Kg = 6,5Kg - Custo: 500.345PO +150PO = 500.495PO;
    • Personalização: Lamina Dupla - Peso: 6,5Kg x1.5 = 9,75Kg - Custo: 500.495PO x20 = 10.009.900PO;
    • Benefício: +12% na Jogada de Ataque Nomal - Custo: 10.009.900PO x5 = 50.049.500PO;
  • Custo Base: 10 X 50.049.500PO = 500.495.000PO;
  • Efeito: Invisibilidade para o Portador (Luz 4) - Custo: 500.495.000PO + 12.000PO = 500.507.000PO;
  • Característica: Item de Uso Contínuo - Custo: 500.507.000PO +2.000PO = 500.509.000PO.
Apesar de não ter ficado muito feliz em pagar 500.509.000PO em um único Item, Marco percebeu que sua "Espada Furtiva de Any, peso:9,75Kg, Dano: 1d8/1d10 (2 Mãos), que causará 1d6+1 Dano em quem tentar utiliza-la podendo levar a amputação por ser uma Arma Pessoal e Instranferível e ainda não corre o risco de perde-la em combate por possuir uma Corrente de Segurança, ainda pode ser usada para defesa e quebrar a arma do adversário por possuir Garras de Quebra podendo ainda causar 2x o Dano com sua Lâmina Dupla, toda trabalhada em Amalgama Espiritual que causa dano a praticamente qualquer criatura viva ou morta e ainda lhe deixa Invisível sempre que a impunha" valeria a pena.

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